Além de termos uma decoração tendência e gira, devemos valorizar o conforto e a harmonia da nossa casa. Aliando, se possível, energia positiva. E é através da filosofia do Feng Shui que podemos encontrar algumas técnicas e procedimentos, que nos podem ajudar a ter um maior equilíbrio e atrair forças positivas.
O Feng Shui é uma arte ancestral, com mais ou menos três mil anos. A sua tradução literal é vento e água, que segundo esta filosofia chinesa, estas duas energias opostas não podem existir uma sem a outra, por serem imprescindíveis no equilíbrio das mesmas. Neste sentido, os mestres chineses começaram a aprofundar conhecimentos sobre as melhores localizações para determinadas edificações, e, consequentemente, a melhor disposição para colocar objetos e móveis.
Neste livro de ideias, reunimos algumas dicas para que tenha uma sala de estar Feng Shui, de modo a proporcionar o melhor equilíbrio, permitindo obter mais harmonia e sorte.
Não custa tentar. Vamos a isso?
Móveis alinhados
Sabia que é preferível ter os móveis alinhas a uma parede?
É verdade, os móveis junto à parede, transmitem uma maior sensação de segurança, de estabilidade e de proteção. Além disso, permite termos uma visão aberta para a sala, o que nos dá um sentimento de proteção.
É claro que não são todos os móveis encostados à parede, não queremos uma sala alinhada. Mas tente organizar os principais.
Tons terra e brancos
Segundo o Feng Shui, devemos privilegiar na nossa sala de estar os brancos e tons terra (castanhos, bege, verdes), por serem cores que promovem a tranquilidade e o bem-estar.
No entanto, nem todas as pessoas querem uma sala de estar zen, por isso, há sempre a possibilidade de combinar estas cores, com outras mais vibrantes, dando vida e alegria ao ambiente.
Se gostou deste artigo sobre o Feng Shui irá gostar de ler estes:
Aquário ou fonte
Segundo o Feng Shui, a água atrai dinheiro, assim queremos ter na sala de estar um aquário ou uma pequena fonte. É bonito e traz sorte. Vamos tentar?
Flores e plantas
As plantas são vida e, por isso, devem estar presentes na nossa vida e, consequentemente, na nossa sala de estar. Criam espaços mais bonitos e atrativos. Além de absorverem as energias negativas do ambiente.
Coloque umas quantas pela sua sala de estar e casa.
Se quiser ver quais são as plantas da sorte, dê uma vista de olhos a este livro de ideias: Plantas da sorte – Quais são? Como cuidar?
Luz + espelho
Como referimos anteriormente, a iluminação é fundamental, seja no Feng Shui ou não. É uma forma de dar vida a um espaço e, consequentemente, deixar-nos com outra disposição. Além de cuidar da iluminação natural, deve criar vários pontos de luz artificial. Segundo, o Feng Shui, a iluminação representa o yin yang , sendo que as luzes mais escuras representam o yang e as mais claras representam o yin.
Crie vários tipos de iluminação, por exemplo, luzes mais diretas para ler e trabalhar, bem como uma iluminação mais suave no resto do ambiente.
O espelho numa sala de estar será um excelente aliado, para refletir essa luz e tornar o espaço maior do que parece.
Cortinas
Prefira colocar cortinas na sua sala de estar, invés de persianas verticais ou horizontais. Criam muito mais leveza ao ambiente.
Outro detalhe a considerar na escolha das cortinas é a cor e o material. As cortinas opacas só devem ser usadas, como substituas dos estores, nunca para estarem o dia todo a tapar uma janela. Neste caso, prefira sempre uma cortina leve e de cor clara, de modo a deixar transparecer a luz natural, fundamental na filosofia do Feng Shui.
Posição em U
Crie com os seus sofás e cadeirões uma posição em U, de modo a saudar as visitas. É muito mais acolhedor e permite um contacto visual com todas as pessoas que estão reunidas da sala.
A posição em U está muito bem retratada neste exemplo de sala de estar. Inspire-se a partir dela!
O que achou destes dicas sobre Feng Shui? Gosta?
Kommentare